“Eu vim para servir”

“Eu vim para servir” é o lema da Campanha da Fraternidade 2015. E um tema tão atual e franciscano não poderia ficar de fora, por isso a nossa fraternidade elegeu o serviço como tema da reunião de fevereiro.IMG-20150208-WA0006

Excepcionalmente, por causa do carnaval, nos reunimos no 2º domingo para debater a campanha da fraternidade 2015 – “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. Depois da comemoração dos aniversariantes do mês foi a vez de nosso assistente espiritual frei Carlos nos esclarecer sobre o enfoque da campanha da CNBB. Desde 1964, todos os anos através da campanha da fraternidade, os católicos se questionam sobre sua presença no mundo para que haja um despertar para assuntos esquecidos pela sociedade.

Qual o nosso papel e como podemos ajudar?

Frei Carlos nos mostrou que primeiro precisamos atuar no ambiente familiar, depois dentro da igreja e por último dentro da sociedade. A dimensão individual também deve ser exercitada durante a quaresma através: do jejum, da oração, da partilha (ou esmola) e da conversão. Ele ressaltou o papel dos franciscanos e nos deixou um questionamento: “Como membros da OFS temos em Francisco um exemplo que no seu tempo já procurou viver o mistério da quaresma pelo serviço: através do diálogo, a exemplo da visita ao Sultão; superação da violência – mensageiro da paz; e ação pastoral – em tudo unido ao Papa. A campanha da Fraternidade desperta em nós mudança de vida. Será que cultivamos o exemplo que Francisco nos deixou?!”

Frei Carlos nos lembrou sobre a opção preferencial pelos pobres e sobre a importância de fazer memória sobre as ações da Igreja. Em grupos continuamos com o debate sobre os temas: Fraternidade e Economia, Fraternidade e sociedade, Fraternidade e cultura, Fraternidade e Política. O debate foi liderado pelos franciscanos em formação e com as apresentações chegamos a conclusão que fazemos muita coisa, e, ainda assim, fazemos muito pouco. Que neste tempo da quaresma possamos despertar para as necessidades dos irmãos e cultivar o exemplo de Francisco. Ao final do encontro fomos lembrados da importância da convocação do dia 15 de março para o Capítulo Avaliativo de nossa fraternidade.

Artigo de Priscila Mansano, OFS

 

Confira o Boletim VIDA FRANCISCANA do mês de fevereiro, clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s