Meu medo de ser Francisco!

Priscila Mansano, OFS

Medo é uma palavra que acompanha o ser humano, viver nos dias de hoje é estar junto dele, muitas vezes é ele quem decide e controla nossas decisões. Pode ser por coisas bobas como uma barata, ou coisas mais sérias como perder o emprego, mas a verdade é que ninguém é imune a ele. Ter medo é algo que a gente pode superar, um passo de cada vez, se forçando a enfrentar a cada dia um desafio e mudar a si mesmo e o jeito de pensar. Mas e quando o medo se resume ao outro? Como mudar algo que não depende de mim?novo-1

Há algum tempo o noticiário nos traz a escalada de uma violência religiosa que ainda está longe de nós, mas ao mesmo tempo tão próxima que é impossível não se assustar. As execuções do Estado Islâmico mostram que ser cristão incomoda, e que, querendo ou não, estamos em guerra pelo simples fato de amar um Deus, que não o deles. Somos inimigos na visão deles e irmãos na nossa, eles nos chamam infiéis, enquanto nós somos chamados para o diálogo. Como dialogar com uma arma apontada para a cabeça? Como buscar diálogo se o tau que eu carrego no peito me torna um alvo?

Há 800 anos Francisco foi conversar com o Sultão, ele deu o primeiro passo. Sei que buscamos o exemplo dele, mas não estamos prontos para isso. Tenho medo, muito medo. Não quero ser Francisco assim, a gente sempre acha que vai ficar com a parte fácil: conversão diária, se colocar a serviço, leitura e aplicação do Evangelho, desapego material, etc. Mas dialogar com quem não quer conversa? Isso está acima dos meus esforços. “Não tenha medo” esta frase que aparece tão frequentemente na Bíblia não faz sentido neste contexto de violência. Não é questão de falta de fé, mas de cautela, receio de homens que se explodem para tirar o maior número de vidas possíveis. Quero acreditar que um diálogo é possível e rezo para que este dia não tarde. Cabe a nós rezar e rezar, com mais força e mais vontade, para que alguém dê o primeiro passo para a paz, porque até São Francisco sabe que eu não sou essa pessoa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s