Retiro 2015

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto membros da Fraternidade Franciscana Secular da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria – fraternidade da OFS presente na Igreja da Porciúncula de Santana em Niterói – estiveram reunidos para seu retiro espiritual anual,  no Convento Madre Regina, na cidade de Petrópolis.

IMG-20150831-WA0013

Dentre os 33 irmãos presentes, 10 participaram de maneira especial: um vai iniciar sua caminhada agora, três vão fazer o rito de admissão este mês, dois vão professar no próximo mês de outubro, um foi como acompanhante de sua mãe, um é da fraternidade de Santo Cristo, outro em formação da mesma comunidade e outro da fraternidade de Rio das Ostras, ainda em formação.
IMG-20150904-WA0004

O retiro, teve como principal palestrante o Frei Alberto Beckhaüser, OFM, uma das maiores autoridades em liturgia e franciscanismo no Brasil. Um dos aspectos destacados pelo Frei, foi a importância do silêncio, tanto na Santa Missa, quanto como experiência individual de recolhimento e espiritualidade.

Em suas cinco palestras, Frei Alberto destacou também diversos aspectos vida de São Francisco de Assis, seu desejo de “ser” como Cristo e o reconhecimento da Virgem Maria, como mãe da igreja, rainha do céu e da terra.

IMG-20150831-WA0023
Nesses encontros, além do vasto aprendizado que nos foi proporcionado, o rosário foi rezado e todos os seus mistérios refletidos, em momentos muitos importantes para a nossa caminhada franciscana.

Outro aspecto relevante do nosso retiro espiritual foi a possibilidade de uma convivência mais próxima dos seus membros, quando rezávamos juntos as laudes ­­- oração da manhã – e as vésperas – oração da tarde; fazíamos juntos as refeições e trocávamos ideias e experiências.

IMG-20150831-WA0024

Na noite de sábado, após o jantar, foi realizada a noite de cantos franciscanos, comandada por nosso ministro Élio e sua esposa Sandra, contando ainda com lindos versos declamados pela irmã Maria Candida e pelo irmão Adilson.

IMG-20150831-WA0018

Foi um final de semana inesquecível e todos saíram com a certeza na crença em Francisco, no aprendizado adquirido  e na valorização do silêncio a cada dia e a cada momento e, principalmente, na assembleia durante a celebração eucarística.

Enfim, um agradecimento especialíssimo as irmãs de Santa Catarina que nos cederam as instalações de seu convento, impecavelmente limpo, organizado e seguro com uma comida deliciosa e uma alegre e calorosa recepção por parte delas.

Em tudo dou-vos graças ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo.
Com alegria, agradeço e vos entrego a minha vida.
Meu Deus e meu tudo.
Bendize, o minha alma do Senhor, não me esqueça de nenhum dos seus favores.

Frei Alberto Beckhaüser, OFM

Confira mais fotos clicando aqui: Retiro 2015.

Retiro da Fraternidade – 2015

Por Marcos A.R. Mahaut

Anúncios

2 Respostas para “Retiro 2015

  1. Que lindo e abençoado lugar. Adorei só pelas fotos, transmite muita paz. Amei ver os irmãos.
    Onde fica?
    Beijos em todos e um abraço fraterno.
    Paz e Bem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s