O FIAT AO MODO FRANCISCANO DE AMAR O CRISTO

_MG_6891No dia 18 de outubro, a nossa fraternidade teve a alegria de receber seis novos irmãos que expressaram publicamente à sua adesão ao Corpo Místico de Cristo através de um elã sagrado, qual seja a sua profissão de vida espiritual franciscana permanecendo no mundo através da Regra da Ordem Franciscana Secular. A cerimônia foi celebrada pelo assistente espiritual da fraternidade, Frei José Carlos Körber OFM, e as promessas foram recebidas pelo irmão ministro local, Élio Ferreira OFS. Os seis neo-professos são: Geórgia Freitas; Joelle Bachalany; Luiz Renato de Carvalho; Marcos André Mahaut; Priscila Mansano; e Thiago Damato.

A alegria, que não era pequena, foi ainda superabundada pela renovação dos compromissos de vida evangélica de duas irmãs jubilandas em 25 anos de caminhada: Diva Zacarias OFS e Edna Cosenza OFS.

_MG_7110

A vida franciscana secular é um estado reconhecido pela Igreja. A profissão à Regra da OFS aprovada pela Santa Sé é uma clara demonstração disto. É uma resposta livre a um chamamento particular de Cristo, mediante a qual os irmãos e irmãs através desta promessa de vida e consagração de sua existência ao seguimento do Cristo Pobre, Crucificado e Ressuscitado se entregam totalmente a Deus e tendem para a perfeição da caridade sob a moção do Espírito Santo. Tal promessa pública caracteriza-se pela prática dos conselhos evangélicos no seu particular modo de vida.

Vejamos agora o relato de alguns dos neo-professos:

“Sempre tive simpatia por São Francisco de Assis. No início de 2012, procurei o Adilson – que conhecia da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos) – e ingressei na nossa Ordem Franciscana Secular como simpatizante. Pouco depois, tornei-me iniciante e um ano mais tarde comecei a minha formação de mais de dois anos com nossa querida irmã Arésia.

 No dia 18 de outubro de 2015, fiz minha profissão na nossa Ordem. Na verdade, o que parecia o fim de uma etapa era somente o início de um compromisso perpétuo com Deus, com Nosso Senhor Jesus Cristo e com Nosso Seráfico Pai. Espero guardar a fé e servir a Igreja e a nossos irmãos.”

Marcos André Mahaut, OFS

Só mesmo no momento de minha profissão é que fui capaz de entender que, para mim, ela representava quase um sacramento. Encaro esta pertença definitiva a Ordem Franciscana Secular como uma graça concedida pelo Pai de bondade, que me permitiu enamorar-me pelo carisma francisclariano, nas pegadas do Cristo pobre e crucificado. Pensei em outros irmãos que um dia também  fizeram a profissão na Ordem em terras brasileiras, como Dom Helder e a Dra. Zilda Arns; e senti-me pequeno e feliz ao recordar o testemunho deles. A renovação de compromisso das irmãs jubilandas inspirou-me a perseverar sempre no caminho da simplicidade e da humildade, na esperança de que eu possa contribuir junto com a OFS, ainda que infimamente, com o projeto salvífico pregado por Jesus e tão bem compreendido e vivido por São Francisco e Santa Clara, ou seja, a construção de um  Reino de Paz e Justiça”.

Thiago Damato, OFS

 

“A profissão foi mais um sim ao chamada do Cristo e a sua Igreja como Ele vem feito ao longo de minha vida desde o dom de tocar para ele e trabalhar com música na igreja.” 

Luiz Renato, OFS

“A profissão de Fé na Ordem Franciscana Secular foi uma confirmação na minha caminhada cristã e o início de um novo referencial de viver a minha vida secular. O rito engrandeceu o meu sentimento de pertença e reafirmou o meu ponto de partida na minha vivência diária. Como Francisco nos ensina, a Palavra no Altar é o próprio sacramento. E adentrar a esse mistério seguindo Jesus por Francisco, introjetando a Regra, proferindo as palavras diante da comunidade da qual pertenço há mais de 20 anos, ressignificou minha trajetória. A minha esperança é ser fermento nessa massa, viver a caridade, a mansidão, humildade e cultivar esses valores na minha vida cotidiana. Paz e bem!”

Geórgia Freitas, OFS

Confira a galeria de fotos deste dia clicando aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s